Os textos publicados nesse blog tem por base a opinião do escritor e textos e imagens relacionados encontrados na internet.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Dicas de pilotagem – Ventos laterais e frontais, como reagir?

Quem anda de moto há algum tempo, certamente já passou por uma situação onde o vento reduz a velocidade ou compromete o equilíbrio da moto, quem anda em estrada sofre o efeito das rajadas de vento com maior frequência, mas mesmo na cidade é preciso saber se comportar em situações de ventos fortes.

O Verão em São Paulo é famoso pelos dias quentes durante o dia, com fortes chuvas no período da tarde, normalmente antes das chuvas vem uma sequência de ventos fortes vindos de todos os lados, e nós que andamos de moto sofremos diretamente com isso, eu pego todos os dias a ponte estaiada na zona sul de São Paulo, por isso sofro diariamente com as rajadas de vento lateral, pois é um lugar alto e aberto (passa por cima da marginal pinheiros), como a ponte é uma curva constante até o início da descida, é preciso atenção para cruzar, mas como lidar com as rajadas de vento?

A primeira coisa é definirmos duas situações diferentes, as rajadas de vento laterais e as frontais.

As rajadas de vento frontais são aquelas que vem de encontro à moto, reduzindo a velocidade e fazendo com que tenhamos que acelerar mais a moto, as vezes até reduzindo marcha para manter a velocidade, principalmente as motos altas (trail) e as sem carenagem (naked) sofrem com esse fenômeno, pois não tem aerodinâmica para “cortar” o vento, nesses casos, a dica é abaixar um pouco o corpo e manter-se alinhado com a motocicleta, mantendo o equilíbrio, se a velocidade for reduzida, reduza uma marcha e mantenha a aceleração, pois com uma marcha mais alta e rotação baixa, a tendência de a moto perder velocidade rapidamente é maior, o que pode ser um risco se você estiver em uma via expressa ou rodovia.

Sinalização de vento lateral

As rajadas de vento laterais são aquelas que repentinamente cruzam pela lateral da moto, empurrando moto e piloto para um dos lados da pista, são mais comuns em locais abertos, pontes e serras, e podem ocorrer com frequência nas curvas, o que torna o fenômeno mais perigoso. Em rajadas de vento laterais, o segredo é prevenir, fique atento a estrada, reduza a velocidade em locais propícios a ventos laterais e/ou com sinalização indicando este fenômeno, em locais abertos (retas ou curvas), serras e pontes, as chances são maiores, sendo assim, reduza a velocidade e evite ficar no corredor, pois uma rajada lateral pode jogar você para cima de algum carro, não acelere nem freie bruscamente a moto, pois a aceleração brusca deixa a frente mais leve, enquanto a freada brusca deixa a traseira mais leve, principalmente em uma curva, esse desequilíbrio da moto durante uma rajada de vento pode ser o suficiente para uma queda, procure manter a aceleração ou deixar a moto reduzir no freio motor, abaixe o corpo, reduzindo a barreira de ar formada por você.


Fique atendo também nas ultrapassagens, principalmente em estradas, ao ultrapassar veículos grandes, como caminhões e ônibus, a tendência é haver deslocamentos de ar, que podem tanto empurrar quanto puxar a moto, o segredo é esperar uma situação que permita a ultrapassagem rápida, reduzindo ao mínimo o tempo que você fica ao lado desses veículos, e quando ultrapassar, procure utilizar uma faixa de rolamento inteira, buscando ficar nomeio dela, para ter espaço para manobras no caso de ser puxado ou empurrado pelo deslocamento de ar, quando estiver ultrapassando, de maneira alguma solte a mão do acelerador de repente, mantenha a aceleração, se precisar reduza gradativamente até voltar para trás do veículo, lembre-se de só ultrapassar em locais que permitam boa visualização da pista.

Lembre-se, ventos laterais causam problemas inclusive para aeronaves de grande porte, nunca subestime as rajadas de vento ou situações propícias a elas, pois elas podem causar graves acidentes quando ignoradas. A segurança da moto é ativa, depende somente do piloto.

Até a próxima,

Posts relacionados:

Palavras chave:
Ventos laterais - Ventos frontais - Deslocamento de ar - ultrapassagem com moto

4 comentários:

  1. Demais a dica! Blog muito bem dirigido e conteúdo singular. Realmente estava em falta um blog com essa qualidade onde o assunto é muitas vezes vital como esse dos ventos que jogam a gente de um lado pro outro na estrada. Valeu pelo blog, abraço amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Marcel!!
      Espero que as dicas ajudem bastante, quando comecei foram os blogs que me ajudaram bastante, muitas vezes são dicas simples que nos ajudam a sair ou evitar situações de risco.
      Grande abraço e Feliz Ano Novo amigo!!

      Excluir
  2. Cara, que firmeza essas dicas. Estou com uma biz 100 e nesse fim de ano quero pegar uma 125. Assim que eu pegar as moral dela na cidade quero pegar uma estradinha. Sempre me preocupei muito com essa questão dos ventos, vlw pelas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que as dicas foram úteis Bruno!! Quando se sentir seguro pegue uma estradinha sim, é muito gostoso, mas principalmente por ser uma moto de baixa cilindrada tenha bastante cautela com ventos e também ao ultrapassar, principalmente veículos grandes. Grande Abraço!

      Excluir