Se em 2012 não tivemos inverno em São Paulo, em 2013 ele compensou, não me lembro de temperaturas tão baixas como as dessa semana, ontem ao pegar a trudinha pra ir trabalhar olhei no celular e estavam bons 5°C, se o que dizem sobre a sensação térmica na moto ser de 10 graus a menos da temperatura ambiente for mesmo verdade, então me senti nas geleiras rsrs.
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Se agasalhar no frio é sempre importante, se você anda de moto então, essa importância triplica, essa semana estou andando com camadas de roupa, nas pernas uma segunda pele, a calça social do serviço e uma jeans por cima, na parte superior a camisa normal, a blusa de moleton e uma jaqueta de couro por cima, para os pés duas meias grossas e a bota e para as mãos minha luva impermeável. Descobri que minha luva é excelente na chuva, mas no frio de 5 graus deixa um pouco a desejar, estou procurando alguma luva que proteja melhor do frio, se souberem de algo, aceito sugestões.
Muitos lembram de tudo isso e esquecem da cabeça, pois é. No último mês comprei um bom capacete que veda muito bem na chuva e não permite entrada excessiva de vento, apenas o essencial para ventilação, mas ainda assim, principalmente quando parado ou em baixas velocidades, acaba embaçando a viseira e sou obrigado a abri-la, por isso comecei a usar uma balaclava, que além de proteger o rosto e a boca (a boca resseca muito fácil com o frio), protege também o pescoço e garganta da friagem, já que ela vai até a gola da jaqueta. Pode parecer frescura para alguns, mas tudo isso é muito importante para quem tem que pegar a moto em dias muito frios constantemente, como eu que a uso para ir e voltar do trabalho.
Além dos equipamentos, a própria moto muda no frio, principalmente as que usam carburador, como a minha, ao ligar de manhã é todo um ritual, acionar o afogador, segurar um pouco mais o dedo no botão de partida e deixar ela esquentando enquanto coloco a balaclava, capacete e luvas rsrs, diferente dos dias de calor que ligo ela só com um toquinho no botão de partida e sem acionar o afogador, só ligar e sair rsrs.
Com o motor mais frio do que o normal e o óleo mais viscoso devido a temperatura, o motor elétrico da partida faz mais força para ligar a moto, isso consome mais energia da bateria, então é normal acontecer de baterias já no fim da vida não aguentarem dar a partida na moto, então vale a pena uma revisão da bateria nessa época de inverno para não ter surpresas.
Fique ligado nos equipamentos e na motoca no inverno, e boa sorte com o frio!
Boa leitura e até a próxima!
Palavras chave:
Moto - Frio - Equipamentos
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