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quinta-feira, 25 de julho de 2013

Voltinha de moto no frio

Se em 2012 não tivemos inverno em São Paulo, em 2013 ele compensou, não me lembro de temperaturas tão baixas como as dessa semana, ontem ao pegar a trudinha pra ir trabalhar olhei no celular e estavam bons 5°C, se o que dizem sobre a sensação térmica na moto ser de 10 graus a menos da temperatura ambiente for mesmo verdade, então me senti nas geleiras rsrs.


Se agasalhar no frio é sempre importante, se você anda de moto então, essa importância triplica, essa semana estou andando com camadas de roupa, nas pernas uma segunda pele, a calça social do serviço e uma jeans por cima, na parte superior a camisa normal, a blusa de moleton e uma jaqueta de couro por cima, para os pés duas meias grossas e a bota e para as mãos minha luva impermeável. Descobri que minha luva é excelente na chuva, mas no frio de 5 graus deixa um pouco a desejar, estou procurando alguma luva que proteja melhor do frio, se souberem de algo, aceito sugestões.

Muitos lembram de tudo isso e esquecem da cabeça, pois é. No último mês comprei um bom capacete que veda muito bem na chuva e não permite entrada excessiva de vento, apenas o essencial para ventilação, mas ainda assim, principalmente quando parado ou em baixas velocidades, acaba embaçando a viseira e sou obrigado a abri-la, por isso comecei a usar uma balaclava, que além de proteger o rosto e a boca (a boca resseca muito fácil com o frio), protege também o pescoço e garganta da friagem, já que ela vai até a gola da jaqueta. Pode parecer frescura para alguns, mas tudo isso é muito importante para quem tem que pegar a moto em dias muito frios constantemente, como eu que a uso para ir e voltar do trabalho.

Além dos equipamentos, a própria moto muda no frio, principalmente as que usam carburador, como a minha, ao ligar de manhã é todo um ritual, acionar o afogador, segurar um pouco mais o dedo no botão de partida e deixar ela esquentando enquanto coloco a balaclava, capacete e luvas rsrs, diferente dos dias de calor que ligo ela só com um toquinho no botão de partida e sem acionar o afogador, só ligar e sair rsrs.

Com o motor mais frio do que o normal e o óleo mais viscoso devido a temperatura, o motor elétrico da partida faz mais força para ligar a moto, isso consome mais energia da bateria, então é normal acontecer de baterias já no fim da vida não aguentarem dar a partida na moto, então vale a pena uma revisão da bateria nessa época de inverno para não ter surpresas.

Fique ligado nos equipamentos e na motoca no inverno, e boa sorte com o frio!

Boa leitura e até a próxima!

Palavras chave:
Moto - Frio - Equipamentos

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