Os textos publicados nesse blog tem por base a opinião do escritor e textos e imagens relacionados encontrados na internet.

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Dicas de acessórios - Encosto Dafra Citycom 300i

Ao comprar uma moto, um dos pontos a avaliar é o conforto que ela proporciona, ainda mais se for um modelo usado não só dentro da cidade, mas também para viagens, como é o caso da Citycom. Quando comprei a minha, um dos motivos de ter escolhido ela foi justamente ter um banco e posição mais confortáveis para mim e para minha esposa, que me acompanha nas viagens, e principalmente depois da primeira volta, ví que tinha acertado em cheio na escolha, pois a Sra. Duten adorou a moto!

Mas nada é tão perfeito que não possa ser melhorado, não é verdade? Após uma viagem um pouquinho mais longa, a Sra. Duten disse que nas arrancadas faltava um apoio para a lombar, apoio esse que na Teneré era o próprio bauleto, além disso, na estrada, um apoio para lombar realmente ajuda a relaxar um pouco mais a coluna, principalmente em subidas e retomadas, foi então que comecei a pesquisar na internet as opções.

Muitos donos de City optam por colocar um suporte e o bauleto, muitos modelos inclusive tem um encosto acoplado, que permite ao garupa um apoio para as costas. Não tenho nada contra bauletos, inclusive tive na Teneré e adorava, pois era muito prático para o dia a dia, mas na Citycom acabei não colocando por dois motivos, um que acho ela mais bonita sem o baú, outro que com o baú ela não caberia na garagem de casa, então a idéia do bauleto foi descartada, mesmo porque o espaço debaixo do banco da Citycom é mais que suficiente para o meu dia a dia e pequenas viagens.

A opção foi pesquisar um encosto próprio para o garupa, como tem na MaxSym 400i, e encontrei. A Givi fabrica um encosto feito sob medida para a Citycom, o preço é salgado, foi algo em torno de R$ 300,00, mas principalmente após o elogio da patroa ao andar com o encosto instalado, valeu cada centavo!

O encosto é bem simples de instalar, e não exige adaptações, pois é tudo feito para a City mesmo, basta tirar a capa cinza que fica no centro da lanterna, e depois tirar os dois parafusos sextavados que fixam a parte traseira da alça do garupa, o encosto vem com dois novos parafusos sextavados, mais compridos, e também com as buchas que servem para manter o encosto elevado, basta fixar tudo e pronto, encosto instalado.

A capa cinza que fica no centro da lanterna não tem furos para os parafusos passarem, por isso, para que não ficasse feio sem a capinha, marquei a posição dos parafusos e eu mesmo fiz os furos com furadeira e instalei tudo, vejam como ficou:



 Até a próxima,

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Dafra Horizon 150 - Lançamento Dafra

O carente mercado das motos custom de baixa cilindrada merecia uma renovada. Esse mercado, apesar de pequeno, é a opurtinidade que algumas empresas viram para atingir os motociclistas iniciantes no mundo das duas rodas.
 
Infelizmente, as duas marcas mais consagradas do mercado brasileiro não se interessaram até hoje em disponibilizar para os brasileiros modelos custom de baixa cilindrada, já outras como Suzuki, Dafra e Kasinski fizeram sucesso nesse nicho de mercado.
 
Atualmente, a custom de baixa cilindrada mais vendida é a já consagrada Suzuki Intruder 125, uma moto robusta e confiável que tem feito inúmeros fãs pelo Brasil, eu mesmo já tive uma, que foi minha primeira moto, e sou até hoje apaixonado pelo modelo. Além dela a Dafra comercializava até esse ano a Kansas 150, e a Kasinski a Mirage 150, ambos os modelos já não farão mais parte das opções para 2016, já que a Kasinski sumiu do mercado brasileiro e a Kansas deixará de ser fabricada.
 
A Dafra não irá mais fabricar a Kansas, mas por um bom motivo, o modelo será substituído pela nova Horizon 150, modelo lançado no Salão Duas Rodas 2015, e promete ser uma bela opção para concorrer com a consagrada Intruder da Suzuki, mas vamos aos detalhes da moto.
 
Visivelmente inspirada na Harley Iron 883, a Dafra Horizon 150 traz um design bonito, voltado para o estilo tradicional das motos custom, com detalhes cromados, pedaleiras avançadas e guidão curvo, dando a impressão de ter uma excelente posição de pilotagem. Rodas de liga leve, freio a disco na dianteira e partida elétrica são atrativos que chamam a atenção, o painel, com um mostrador único, mas ainda assim completo é bem prático, com uma pequena tela em LCD que mostra o nível de combustível e o hodômetro, não tive a oportunidade de vê-lo ligado, mas talvez até tenha um trip parcial e relógio, mas para isso é preciso conferir na concessionária. Lanternas em LED completam o visual tradicional e moderno da novidade da Dafra, apenas a alimentação não traz novidade, pois a Horizon 150 ainda é equipada com o antiquado carburador, nada muito relevante se tratando de uma 150 cc com apenas 1 cilindro.
 
Apesar de não ter feito o test ride (ainda), pude subir na moto durante o Salão, e a posição de pilotagem pareceu bem confortável, o banco é macio e tem bom espaço, tanto para piloto quanto para garupa, mas certamente a moto sofrerá ao carregar duas pessoas, ainda mais se forem dois adultos mais pesados, como eu, mas afinal é uma 150, não se pode exigir tanto assim.
 
O modelo começou a ser comercializado pela Dafra ainda em Outubro, e algumas concessionárias tem a Horizon 150 para test ride, eu pretendo fazer em breve o teste da motoca, e assim que fizer colocarei as impressões aqui no blog. O preço praticado na Dafra é de R$ 7.990,00, um preço justo pelo que a moto aparenta ter de qualidade, vamos ver como ela se sai no nosso mercado. As duas cores ofertadas são branca e preta, e na minha opinião, as duas são lindas! Abaixo algumas infromações técnicas da motoca, segundo o Site da Dafra:
 
Motor: 150 cm³, monicilíndrico, com 12,8 cv de potência, refrigerado à ar.
Peso seco: 130 kg
capacidade de carga: 150 kg
Suspensão dianteira: Garfo telescópico com 130 mm de curso
Suspensão traseira: Bi-amortecida com curso de 70 mm
Freio dianteiro: Disco de 267 mm de diâmetro, com acionamento por duplo pistão
Freio traseiro: Tambor, 130 mm de diâmetro
Pneus: Pirelli City Demon sem câmera, dianteiro 3,00 - 18", raseiro 130/90-15, o mesmo da Horizon 250
Partida: Elétrica e pedal
Alimentação: Carburador PZ25
Tanque: 14 litros
 
Algumas fotos da moto (Fonte: Site da Dafra):
 
 







Até a próxima,