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terça-feira, 17 de julho de 2018

Dafra MaxSym 400i - Primeiras impressões.

Apesar de já ter alguns vídeos no canal do You Tube, o blog ainda estava carente de um texto de apresentação da Dafra Maxsym 400i, apelidada de Fúria da noite.



As primeiras impressões da moto não poderiam ser melhores, apesar de já conhecer a moto e já ter pilotado algumas vezes, somente agora que a tenho foi possível ter uma real noção dela no meu dia a dia.

Posição de pilotagem

Como eu já esperava, a posição de pilotagem da MaxSym é excelente, a tão esperada segunda posição para os pés permite pilotar bem mais relaxado nas rodovias, além disso o banco tem um apoio de lombar para o piloto com 5 níveis de ajuste, no meu caso ele veio regulado no do meio, mas certamente vou mudar para a posição mais afastada, para poder aproveitar melhor o espaço das pernas, o ajuste é pequeno, mas pode fazer a diferença. Alguns pilotos mais altos do que eu (1,82m)  acabam retirando esse encosto para poder ficar mais confortáveis, o que também é uma opção.

O guidão fica numa altura boa e confortável, o fato do painel não estar junto ao guidão, como era na Citycom, faz com que manobrar a moto seja mais tranquilo.

Conforto

Conforto tem seus pontos positivos e negativos, digo a todos que me perguntam que vejo a MaxSym mais como uma moto para passeios do que para o dia a dia, pois ela tem banco, posição de pilotagem e espaço de sobra para passeios com garupa, mas ao mesmo tempo tem uma suspensão de pouco curso e mais dura, portanto passar nas ondulações do nosso asfalto off-road de São Paulo acaba sendo bem desconfortável, como meu uso para ela será mais nas estradas, acho extremamente confortável.

Outro fator que ajuda muito nas viagens, a bolha (Ou para-brisas como alguns chamam) desvia perfeitamente o vento, o que torna a viagem mais confortável, já que não tem rajadas de vento no peito ou balançando o capacete.

Desempenho

A Maxsym tem bastante potência para sua categoria, mas ao mesmo tempo é a mais pesada de suas concorrentes, mas ainda assim seu motor agrada bem, mesmo com dois adultos pesados a moto andou super bem, inclusive nas saídas em subida, bastante torque para ultrapassagens e velocidade de cruzeiro de 120 a 130 km/h sem sufoco, não testei a velocidade máxima mas acredito que seja em torno dos 160 km/h, mais do que suficiente na minha opinião, já que a proposta da moto é de passeio.



Com relação aos freios, uma moto pesada deve ter freios potentes, e nesse quesito a Max se sai bem, freios à disco com duas pinças de dois pistões na dianteira e uma pinça na traseira, equipados com ABS nas duas rodas, param muito bem a moto mesmo carregada.

Iluminação

Uma das coisas que eu sentia falta na Citycom era de um farol mais potente, e nesse ponto a Maxsym supriu a necessidade, com faróis duplos de 55W, ela tem excelente iluminação de noite, além disso a traseira tem lanterna e freios em LED, mantendo lâmpadas convencionais nos piscas dianteiro e traseiro.


O LED de posição da moto, que fica ligado sempre, dá um charme a parte à moto, mas vale lembrar que ele não é um DRL, então seu uso não substitui o uso dos faróis, obrigatório em todo o território nacional.


Outro item que na minha opinião deveria ser obrigatório em todas as motos, inclusive nas pequenas, o pisca alerta, está presente na Maxsym, mas infelizmente é algo que só encontramos em motos a partir de 300 cilindradas, com algumas exceções, como a PCX 150 da Honda, que já tem esse item de série. 

Espaço sob o banco


Se eu já gostava do bagageiro da Citycom, estou apaixonado pelo da Maxsym, cabem dois capacetes fechados (Dependendo do modelo), mas bom mesmo é poder levar praticamente tudo o que carrego no meu dia a dia, como capa de chuva, mochila com laptop, roupa para academia, e ainda ter espaço para pegar alguma coisinha no mercado para a janta, rsrs. Resumindo, não me fará falta o baú, além de tudo ainda há iluminação no compartimento, que ajuda muito à noite.


Algo muito bacana é que o bagageiro aberto fica sustentado por dois amortecedores, deixando as duas mãos livres para manusear o que quiser.

Painel



Sem dúvida uma das coisas que me fizeram apaixonar pela Maxsym foi o painel, Grande quase como o de um carro, ele é completo, com dois mostradores analógicos para velocidade e rotação, dois mostradores menores para nível de combustível e temperatura do líquido de arrefecimento do motor, e uma pequena tela digital com informações úteis como voltagem da bateria, relógio, hodômetros total e parcial e indicador de quilometragem para revisão. a Iluminação do painel é muito bonita, especialmente de noite, com tons vermelhos e azuis.

Agilidade

Como já mencionado mais acima, um scooter do porte da Maxsym tem proposta mais estradeira do que urbana na minha opinião, eu mesmo vou utilizá-la mais para os passeios do fim de semana, mantendo minha Crosser 150 para o dia a dia, mas fiz a experiência de ir ao trabalho todo dia com ela e me surpreendi.

A Maxsym não é muito mais larga do que uma Citycom, então nos corredores em geral acaba passando bem, ao menos em avenidas largas como Marginais, Estrada de Itapecerica, Carlos Caldeira Filho, Rebouças, etc. Já em avenidas mais apertadas, como Radial Leste e João Dias, muitas vezes é preciso se manter atrás dos carros e dar espaço para motos menores.

Apesar da largura não ser tão diferente da Citycom, ela é mais comprida e esterça menos, portanto ao entrar e sair do corredor, ou dar aquela famosa "costurada" por entre os carros, é preciso ter muito cuidado, pois acaba sendo mais difícil.

No geral estou muito feliz com a moto, tem me atendido bem para o propósito de viajar com a esposa na garupa, acompanhe o blog e fique por dentro dos próximos textos sobre a MaxSym 400i da Dafra.

Quer ver mais? Confira o vídeo de Review da moto no canal Duten1987, se inscreva no canal e acompanhe a evolução da Fúria da noite, nossa querida Maxsym.

 


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